A nova marca do Coletivo É! é inspirada em um objeto simples, mas poderoso: o clipe de papel. Esse símbolo representa a simplicidade e a versatilidade, algo que reflete diretamente na nossa atuação. Acreditamos que a comunicação deve ser simples, acessível, criativa e eficiente…
assim como um clipe de papel.
O conceito visual de uma marca é a primeira impressão que as pessoas têm ao verem o logotipo, e por isso é fundamental que ele seja bem pensado e transmita a mensagem correta sobre a empresa. Nossa marca é uma combinação de elementos que remetem a organização, união, criatividade e trabalho em equipe, valores fundamentais para quem trabalha com comunicação com comunidades.
O clipe como símbolo da marca do Coletivo É! traz consigo uma série de significados importantes, como união, conexão, organização, criatividade e inovação. Além disso, ele já teve diferentes ressignificações ao longo da história, sendo utilizado como símbolo de resistência e solidariedade em momentos importantes da história mundial.
O clipes de papel foi inventado no final do século XIX pelo norueguês Johan Vaaler, e desde então tem sido utilizado para unir papéis, organizar documentos e manter tudo em ordem. Tudo isso combinado em uma marca simples, mas com um significado forte e impactante, que transmite os valores e ideais do Coletivo É!.
No Ocidente, teve um significado importante durante a Segunda Guerra Mundial, quando passou a ser usado como um símbolo de resistência e unidade. Na Dinamarca, por exemplo, o clipes de papel foi usado como forma de identificação entre as pessoas que eram contra a ocupação nazista para mostrar solidariedade e apoio aos judeus que estavam sendo perseguidos.
Formas, cores e composição
Essa marca é dinâmica e possui diferentes formas de aplicação, podendo ser utilizada de maneira horizontal, vertical, ou em ícone.
Tipografia
O sistema tipográfico de uma marca é de extrema importância, pois a escolha da fonte pode influenciar diretamente na leitura e na interpretação da mensagem que queremos transmitir.
Para os títulos, utilizamos a fonte “Raleway”, uma fonte de 2010, projetada pelo designer Matt Mclnerney. Embora à primeira vista a fonte pareça simples, ela tem muita personalidade escondida na sobremordida do “e” minúsculo, no pé ligeiramente enrolado do “l” e no distintivo “w” duplamente cruzado. A fonte Raleway é elegante, versátil e funciona muito bem tanto na impressão quanto na web.
Já para o corpo do texto, utilizamos a fonte “Roboto” que, apesar de ser acusada de ser uma “frankenfont” – uma mistura de DIN e Helvetica – ela é amplamente utilizada pois possui uma boa nitidez em telas e é muito legível, mesmo em tamanhos menores.
Paleta cromática
Nós escolhemos uma paleta que representa a nossa filosofia de inclusão e diversidade, com a cor amarela como protagonista. Mas, para dar ainda mais vida à comunicação, acrescentamos mais 5 cores secundárias: laranja, verde, rosa, azul e roxo.
A combinação entre essas cores define o tipo de comunicação que queremos transmitir: para o mercado, usamos combinações menos coloridas, já para a equipe interna, abusamos das cores e suas variações para criar um ambiente ainda mais vibrante.
São tons pastéis, amigáveis e otimistas que evocam uma sensação de aconchego e acolhimento.
Acessórios Gráficos
Por fim, criamos uma variedade de elementos para ajudar a comunicação na criação de composições, sem perder a identidade visual que tanto prezamos.
Os ícones, por exemplo, são desenhados com apenas uma linha, seguindo a inspiração do clipe de papel. Já as texturas e as formas básicas servem para diagramar páginas com fotos para inserir fotos e fluxogramas.
Esses acessórios têm um papel fundamental na comunicação da marca e por isso precisam ser utilizados de forma consistente e estratégica.